terça-feira, 24 de maio de 2011

Treinamento Funcional

          O Treinamento Funcional é uma metodologia recente no Brasil, seu objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente. Para a realização dos exercícios são utilizados equipamentos como corda, elásticos, bolas e peso (o método utiliza um peso específico em forma de uma bola com alça).
          
          Até hoje, o treinamento esportivo geralmente é feito de forma isolada. O treinamento funcional é inovador ao permitir que o indivíduo acione seus músculos e articulações de forma global, em cadeias musculares desenvolvendo coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força e condicionamento cardiorrespiratório.

          Esse treinamento é indicado para todas as pessoas, independente de idade, sexo e estado de saúde. Abrange todas as fases de condição física, desde a regeneração até o desenvolvimento atlético, buscando mais qualidade e eficiência nas tarefas a se realizar com o corpo.

          As sessões de treinamento têm duração de até uma hora. O ideal é que os planos sejam de longo prazo para que as adaptações fisiológicas e a rotina de vida ativa se tornem um hábito com resultados consistentes.

          Para dar início ao treinamento é essencial um contato inicial com o personal trainer, momento em que será feita uma entrevista com o cliente para melhor compreender suas características corporais particulares, hábitos e rotina diária. Neste sentido, é feita uma anamnese e uma avaliação corporal. O profissional ainda realizará uma análise das funções musculares e das articulações, condição de saúde, nível de treinamento e objetivos quanto ao treinamento.

Um comentário:

  1. VLW LEO, PRECISAMOS FALAR DA IMPORTÂNCIA QUE TEM O TREINAMENTO FUNCIONAL.........
    FOI BOA A SUA INICIATIVA!

    ResponderExcluir